:: Boletim / Novidades ::

Fonoaudiologia passa a ser atendida pelos Planos de Saúde

Resolução publicada no Diário Oficial obriga a inclusão da área e terá validade a partir de abril de 2008

Os Planos de Saúde serão obrigados a oferecer atendimento em Fonoaudiologia. A novidade foi publicada dia 10 de janeiro no Diário Oficial da União e faz parte da Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde (ANS). Ela trata da atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde, que constituem a referência básica para a cobertura dos planos privados de saúde. A resolução passa a vigorar em 2 de abril.

“A inclusão da Fonoaudiologia no atendimento básico dos planos de saúde privados é uma grande vitória”, comenta a fonoaudióloga Cristina Furia, diretora-tesoureira do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2ª Região, que cobre todo o estado de São Paulo. “Muitas pessoas serão beneficiadas, pois prevenimos e tratamos distúrbios da comunicação humana em todas as faixas etárias”, continua.

Cristina exemplifica: “Com o envelhecimento da população e os casos de AVC e doenças neurológicas, por exemplo, é cada vez mais necessário o atendimento para reabilitação oral e de deglutição”, conta ela. Os fonoaudiólogos tratam distúrbios como gagueira, rouquidão, dislexia, troca de letras, dificuldades de deglutição, problemas de escrita e deficiência auditiva.

A atuação fonoaudiológica se dá em cinco grandes áreas: 1- Audiologia, que avalia e reabilita pacientes com alterações auditivas; 2- Linguagem, que trabalha aspectos da comunicação oral e escrita; 3- Motricidade Orofacial, que atua em problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala; 4- Voz, que atua na prevenção, na avaliação e no tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal e no aperfeiçoamento e estética vocal; 5- Saúde Coletiva, campo voltado às políticas públicas, que vão gerar programas e ações de saúde coletiva ou individual baseados em dados epidemiológicos de uma população.

Informações para a imprensa Conexão Nacional Jornalista responsável: Sergio de Castro Rodrigues (MTb. 23.903) Tel/fax: (11) 3151-5516/3151-5752 E-mail: contato@conexaonacional.com.br Contato:
Luísa de Oliveira - luisa@conexaonacional.com.br
Lígia Pagenotto - ligia@conexaonacional.com.br